Ensaio de família

Holambra - SP

5 dicas para um ensaio perfeito em família

Oi pessoal!
Hoje trago pra vocês 5 dicas essenciais para um ensaio perfeito em família.


Quando agendamos um ensaio, pedimos referências para entender o que o cliente está esperando. Geralmente, pedimos referências nossas, do nosso instagram ou site. Após entendermos a expectativa, alinhamos o local, que eu sempre falo: tem que fazer sentido pra família. No nosso espaço temos a possibilidade de fazer fotos internas, em ambientes bem intimistas - bem "casa" mesmo - e também fotos externas, no bosque, com muitas árvores e também em gramado, à ceu aberto. Porém, além do estúdio, também vamos onde o cliente preferir.


Neste ensaio da família da Victória, nós tínhamos feito fotos para anunciar a gravidez em Holambra, porque a Vi tinha uma história muito linda com as lavandas. Por isso dou muita importância para os significados! Tem que fazer sentido para a história da família. Então, para o ensaio de 1 aninho da Lílian, decidimos voltar ao campo de lavandas, para fazermos fotos com a família, agora completa.


Primeira dica:

Entenda qual é a expectativa do seu cliente, para entender qual será o estilo do ensaio e saber qual caminho seguir.


Segunda dica:

Definido o estilo do ensaio, definam juntos o local onde as fotos serão feitas. Uma dica importantíssima depois que definir o local: pense na luz. Exemplo: Se o cliente espera as fotos mais douradinhas, precisa ser no nascer ou no pôr do sol. Se o ensaio for interno, veja em qual período o ambiente estará melhor iluminado pela luz natural. 


Terceira dica:

Alinhar as roupas e acessórios. A ideia aqui é nunca descaracterizar as pessoas que serão fotografadas, afinal, estamos falando de histórias e significados. Mas, damos sugestões quanto ao uso de cores, estilos e estampas. A ideia é ficar harmônico e atemporal. Tons neutros sempre serão assertivos. Mas, você pode sim combinar uma paleta de cores, porém, pense se será harmônico com o local onde farão as fotos.


Quarta dica:

COMUNICAÇÃO. Instrua tudo que puder. Eu sempre digo que o óbvio precisa ser dito! O que é óbvio para mim, nem sempre é óbvio para o outro, e neste caso, o cliente geralmente não tem noção nenhuma do que vai acontecer. Nós, fotógrafos, fazemos ensaios com frequência, mas para ele, é inédito, geralmente. Então, uma dica de ouro: COMUNIQUE-SE. O tempo todo! Quanto mais ele entender como vai acontecer, quanto tempo vai durar, mais leve e prazeroso será. Para as fotos externas, fale sobre as possibilidades do clima, sobre a questão da luz, sobre repelente, sobre usar algo confortável nos pés... instrua com o máximo de informações que puder. 


Quinta dica:

No dia do ensaio, esteja presente. Esqueça o mundo lá fora. Esteja completamente entregue à quem te contratou. Doe o máximo de si. Sorria junto, se divirta de verdade, curta o momento. Eles com certeza sentirão sua energia e se entregarão à você. Crie uma atmosfera leve, torne o ensaio uma experiência que eles levem para a vida. Desta forma, eles terão memórias verdadeiras e muito significativas que ficarão vivas para sempre.